Spotify ou Google Podcast? Ambas as plataformas possuem uma série de benefícios para publicar e ouvir podcasts, então qual escolher?
Os podcasts ganharam e continuam ganhando bastante popularidade ao redor de todo o mundo, principalmente no Brasil. Os espectadores vêem os podcasts como uma forma de consumir informações e conteúdos rápidos, geralmente enquanto está fazendo alguma outra coisa.
Por exemplo, estudando os hábitos dos ouvintes, foi constatado que a maioria dos podcasts são reproduzidos dentro de casa, seguido por dentro do carro ao dirigir, no trabalho e durante a prática de atividades físicas.
E sem contar outros benefícios além da possibilidade de multitasking e de ouvir em qualquer lugar: escutar no seu próprio ritmo, poder voltar ou adiantar o áudio, escolher tópicos e conteúdos de sua preferência, e muito mais!
Se os produtores de conteúdo investirem nessa estratégia e publicarem seus podcasts nas melhores plataformas, os resultados podem ser extremamente positivos!
Primeiramente, o que é um podcast?
Os podcasts tiveram início em meados de 1980 como “audio blogging”, ou seja, eram usados de maneira similar aos primeiros blogs, como uma forma de compartilhar ideias, vivências e informações por meio de áudio ao invés de texto.
Com o passar dos anos, as plataformas de áudio foram evoluindo e as formas de se criar e escutar podcasts também, porém a sua popularidade se deu a partir dos últimos anos, tendo crescido mais de 50% de 2017 para 2018, e com a tendência de crescer cada vez mais.
Basicamente, podcast é um conteúdo de áudio sob demanda, que permite que o ouvinte escolha o que ouvir e quando ouvir dentro da ampla variedade, presente nas principais plataformas. Assuntos que vão desde política à tecnologia, ou simplesmente conteúdos pessoais ou de comédia, tudo pode ser consumido via podcast!
As plataformas de podcast mais conhecidas no mercado
Com o grande crescimento dos podcasts, também cresceram as plataformas de publicação dos mesmos.
Existem milhares de possibilidades para publicar e ouvir podcasts, que vão desde plataformas bastante conhecidas até plataformas e apps próprios de cada criador, o que gera uma experiência ainda mais personalizada.
Se tratando das grandes plataformas, existem duas que merecem destaque, considerando os seus benefícios e a quantidade de usuários ao redor de todo o mundo: Spotify e Google Podcasts.
O Spotify é uma plataforma extremamente conhecida por permitir o streaming de músicas de maneira gratuita, seja em dispositivos Android, iOS ou Windows. Possuindo uma interface bastante simples e funcional, os conteúdos de áudio hospedados não se restringem a apenas músicas, mas também a podcasts!
Já o Google Podcasts, é uma plataforma um tanto quanto recente, que surgiu a partir do antigo Google Music, mas que vem conquistando principalmente o mercado dos usuários androids, que representam mais de 80% dos dispositivos móveis, e com uma série de recursos para facilitar para os ouvintes e incentivar os criadores.
O que você deve levar em consideração na hora de publicar ou ouvir podcasts?
Se você é um criador de conteúdo que já atua com podcasts ou está procurando expandir para essa área, é bastante comum ter algumas dúvidas sobre qual a melhor plataforma para publicar e ouvir podcasts, seria o Spotify ou Google Podcast? Ou alguma outra?
Antes de saber qual é a “melhor” é preciso saber quais os pontos mais relevantes a se considerar na hora de fazer essa definição.
Primeiramente, é importante ter em mente que o podcasting é uma área que ainda está em crescimento e cujo potencial é elevado independente de qual plataforma você utilizar, desde que você tenha conteúdos de qualidade e publique de maneira constante.
E é fundamental levar em consideração que a distribuição de um podcast não é simplesmente “upar” o áudio na plataforma e pronto. É preciso primeiro colocar o conteúdo em uma plataforma de hospedagem, e então distribuí-lo para o Spotify ou Google Podcast, ou outros. Essa hospedagem pode ser gratuita ou paga, podendo ou não fazer a distribuição automática do seu podcast para as chamadas “plataformas de escuta.”
Spotify ou Google Podcast? Qual a melhor plataforma para publicar e ouvir podcasts?
Seja o Spotify ou Google Podcast, ambas as plataformas possuem pontos positivos e negativos para os ouvintes e produtores de podcasts.
A começar pelo Spotify, essa é uma das maiores plataformas existentes atualmente, que já tinha mais de 83 milhões de ouvintes em 2018! Possui uma interface bastante simples para os ouvintes e permite navegar entre estilos e gêneros e entrega um áudio de altíssima qualidade. Já para os podcasters, permite o acesso à analytics, publicar conteúdo exclusivo para assinantes e outras formas de monetização, porém o processo de publicação do áudio é um tanto quanto trabalhoso.
O Google Podcasts, por outro lado, é voltado principalmente para o mercado de usuários Android e possui uma série de recursos que estão sendo constantemente aprimorados, usando Inteligência Artificial para uma experiência cada vez melhor. É possível filtrar os conteúdos, acompanhar os melhores podcasts, aumentar a velocidade de reprodução e escutar offline gratuitamente!
Mas então, Spotify ou Google Podcasts? E porque não os dois?
Estar presente nos principais agregadores de podcast é uma excelente forma de alcançar mais ouvintes e ter o seu conteúdo compartilhado!
Como começar a criar e compartilhar os podcasts da minha marca de forma fácil em mais de uma plataforma?
Por mais que pareça mais trabalhoso compartilhar e gerenciar o seu conteúdo em mais de um lugar, esse processo pode se tornar mais fácil com uma combinação de soluções oferecidas pelo BlogPlay.
Blogplay é um software que além de transformar seus posts de blog ou conteúdos de sites em áudio, ele ainda lhe a opção de compartilhar esses áudios nos principais agregadores de podcast, inclusive no Spotify e no Google Podcast. É uma forma muito prática e eficiente de fazer com que a sua marca distribua conteúdos em áudio criando mais aproximação com o seu público.
Considerações finais
O Podcast é uma excelente forma de criar conteúdo para todas as audiências, até mesmo para as mais ocupadas que não teriam acesso àquilo se não fosse para escutar enquanto realiza outras tarefas do dia a dia.
Tanto para os criadores quanto para os ouvintes, os benefícios são diversos e as possibilidades de uso também!
Uma vez criado o conteúdo, é bastante simples colocá-lo nas plataformas e sair escutando, e explorar isso pode ficar ainda mais fácil com a ajuda de um de nossos especialistas. Entre em contato agora mesmo e saiba como podemos te ajudar!